sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


Dia 27 de Fevereiro

Hoje foi o segundo dia da nossa exposição. Confessamos que estavamos um pouco nervosos, sobretudo pela manhã. A palestra começou por volta das 10h10min e terminou às 11h40 e foi dirigida aos alunos do12ºA; 12ºB; 12ºC; 12ºD e10ºF.
Agradecemos desde já a presença de todos os palestrantes:
-Arquitecto Hugo Silva, do Movimento "Por Amarante Sem Barragens";
-Professor António Aires, do Movimento "Por Amarante Sem Barragens";  
- Eng.º António Baptista Gomes, Director de Área da EDP Produção;
-Engª Ana Paula Moreira - EDP Produção;
não só pelos elogios ao nosso projecto dirigidos mas também por terem concretizado o objectivo desta palestra, ou seja, informar e esclarecer as nossas, e dos alunos presentes, dúvidas sobre um assunto actual e que nos diz respeito directamente - a Barragem de Fridão, nomeadamente prós e contras desta construção.

FOTOS DA PALESTRA:











DIA 26 DE Fevereiro


O primeiro dia da Expo Energia (ontem) correu, na nossa opinião, muito bem. Começamos com as "visitas guiadas" às turmas mencionadas nos horários.
Todas as turmas mostraram bastante interesse nos temas abordados e por aquilo que nos disseram gostaram muito da nossa exposição.
Esperamos que a nossa comunidade escolar tenha ficado mais alerta para o tema Eficiência Energética, Aquecimento Global, Alterações Climáticas, Energias Renováveis e Não Renováveis, e claro, A Dependência Energética Portuguesa.







Zona 1:
Nesta zona é possível saber mais sobre os temas:
- Eficiência Energética;
-A Dependência Energética Portuguesa;
- A Barragem de Fridão (estudo de caso).




Zona 2:
Nesta zona estão os nossos colegas do Projecto Twist da EDP. Aqui, eles explicam aos alunos em que consiste este projecto e sensibilizam a comunidade escolar a poupar energia, uma vez que este projecto se insere nos temas Alterações Climáticas e Eficiência Energética.






Zona 3:
Nesta zona a turma pode visualizar pequenos videos informativos (que já estiveram nos videos da semana) com o intuito de com eles podermos alertar os jovens aos actuais problemas climáticos bem como as suas consequências para o futuro.





 Zona 4:
Nesta zona os alunos vêm uma maqueta realizada por nós, onde são representadas as energias renováveis e energias não renováveis.




Zona 5:
Nesta zona existe um jogo feito por nós - A ROLETA ENERGÉTICA.










Zona 6:
Nesta zona os alunos podem jogar jogos sobre o tema da energia, nomeadamente "A Cidade Renovável" e o "ABC da Energia", também presentes na lista de links do nosso blog.






No final da visita, os alunos preenchem um inquérito, para que no final da nossa exposição possamos avaliar melhor a nossa actividade.