sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


Como surgiu a ideia da construção desta Barragem em Fridão:

A execução do plano para o aproveitamento hidro-eléctrico do rio Tâmega foi iniciada com a construção da Barragem do Torrão, localizada na freguesia de Alpendorada e Matos do concelho do Marco de Canaveses, e decorre com nova barragem projectada para ser construída na freguesia de Fridão do concelho de Amarante.




Porquê a construção de uma barragem em Fridão?

A dependência de Portugal, face ao exterior, em matéria de produção de energia tem levado o Estado Português a adoptar um conjunto de medidas políticas, com vista ao aproveitamento das suas principais fontes, que no conjunto tendam para uma progressiva desoneração face aos seus habituais fornecedores. Compreende-se, por isso, que a prática aconselhe a diversificação das fontes de energia e o progressivo aumento da capacidade de produção no País. Neste contexto de diminuição da dependência energética de portuguesa, está a ser debatida a possivel construção de uma barragem em Fridão (Amarante).




O que torna o rio Tâmega num forte potencial de energia hidro-eléctrica para o país é o facto de possuir um considerável caudal percorrendo um relevo de acentuado pendor.