quarta-feira, 13 de janeiro de 2010







 




Tipos de sistemas de aproveitamento energético através das Ondas

A tecnologia Pelamis (designação Latina Serpentes Marítimas) assemelha-se a uma cobra articulada que oscila à medida que as ondas percorrem o seu comprimento. A oscilação nas articulações permite accionar geradores de electricidade e a energia é depois recolhida por um cabo submarino e encaminhada para terra. Ao largo da Póvoa de Varzim vão ser instaladas máquinas de aproveitamento energético a cerca de 5 quilómetros de terra.


Sistema "Pelamis" semelhante ao utilizado na Aguçadora(Póvoa de Varzim)




Os dispositivos de coluna de água oscilante (CAO) consistem basicamente em estruturas ocas parcialmente submersas, que se encontram abertas para o mar abaixo da superfície livre da água do mar. O processo de geração de electricidade segue duas fases: quando uma onda entra na estrutura o ar que se encontrava dentro dela é forçado a passar por uma turbina, como consequência directa do aumento de pressão na “câmara de ar”. Quando a onda regressa ao mar o ar passa novamente na turbina, desta vez no sentido inverso, dada a pressão inferior no interior da “câmara de ar”. Para aproveitar ambos estes movimentos de sentidos opostos a turbina utilizada possui a propriedade de manter o sentido de rotação independente do sentido do escoamento na conduta. O grupo turbina/gerador é o responsável pela produção de energia eléctrica.


Sistema COA semelhante ao utilizado na ilha do Pico, Açores

Vantagens e Desvantagens da Energia das Ondas


Vantagens

  • É útil para ilhas isoladas e regiões costeiras.
  • É uma energia renovável;
  • Não produz qualquer tipo de poluição.


Desvantagens

  • Custos de exploração elevados.
  • Só em sítios específicos é que se consegue aproveitar a energia.
  • As instalações não podem interferir com os cursos de navegação e devem ser capazes de resistir a tempestades marítimas, e ainda assim, serem sensíveis o suficiente para receberem energia das ondas;
  • Instalações de potência reduzida;
  • Requer uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude.




A Energia das Ondas no Mundo e em Portugal

Nos Estados Unidos, a costa do Oregon provou-se o local mais prático para a captura da energia das ondas. As ondas são um abundante recurso renovável, que está a começar a ser explorado por alguns países Europeus. A Escócia, que recebe fortes ondas, é ponto para experiências e adopção de novos métodos de captura da energia das ondas.



Distribuição global da potência das ondas por KW/m




Portugal está a trabalhar no aproveitamento de energia das ondas, utilizando aparelhos “Pelamis”, produzidos por uma empresa Escocesa que é líder Mundial neste tipo de Energia Renovável. O antigo Ministro da Economia, Manuel Pinho” afirmava «Portugal está entre os cinco países do mundo mais avançados em energias renováveis. Estamos à frente no que diz respeito à água, ao sol e ao vento e este projecto é muito importante porque coloca a nossa bandeira de liderança num dos maiores desafios que a Humanidade tem», durante a cerimónia de inauguração no parque de aproveitamento de ondas em Aguçadoura, Póvoa do Varzim.


Parque de Ondas da Aguçadora, Povoa de Varzim


 



Utilidade da Energia das ondas

A força das ondas é exactamente aquilo que, segundo alguns cientistas poderia livrar o Mundo dos combustíveis fósseis. As estimativas mundiais para o consumo de energia prevêem um considerável aumento nas próximas décadas. Os métodos tradicionais de produção de energia estão a contribuir para sérios problemas ambientais e por tal facto vêem com urgência a utilização de energias não poluentes. O sector das energias vê-se assim forçado à renovação dos processos, e a optar pelas energias renováveis.




Utilizar a energia das ondas implica, recolher o imenso poder das ondas do mar. As ondas produzem uma grande quantidade de energia e apenas uma pequena parte dela poderia ser utilizada para fornecer uma parcela da electricidade que o mundo consome a cada dia. Ainda que variem as estimativas quanto ao montante com que as ondas poderiam contribuir para o consumo mundial de energia, há quem diga que poderia atingir os 10%. No entanto, a energia das ondas está a emergir e a ganhar adeptos. Há equipas de Engenheiros empenhados em descobrir quais os melhores métodos para se poder rentabilizar esta energia.

Energia das Ondas



A energia das ondas consiste na produção de energia através da força cinética gerada pelo movimento das ondas do mar. Este aproveitamento de energia ondular, tem várias formas de se efectua(consultar tópico "Tipos de sistemas de aproveitamento energético através das Ondas"). Sendo o nosso Planeta, maioritariamente coberto por água (70%), a ideia de recolher energia proveniente deste meio natural, tem ganho bastantes apoiantes.