terça-feira, 10 de novembro de 2009


Obama quer acabar com a Dependência Energética

O que é a Dependência Energética?




"Ao longo da história, as necessidades das sociedades em energia têm vindo a aumentar, particularmente após a Revolução Industrial. O consumo de energia tem sido satisfeito por queima de matérias-primas como a madeira, o petróleo, o carvão e, mais recentemente, o gás natural.

Estas matérias-primas, à excepção da madeira, são também designadas por recursos naturais não renováveis ou combustíveis fósseis, por a sua taxa de formação ser muito lenta em relação à escala temporal do homem. No caso do petróleo, os processos geológicos envolvidos na sua formação levam pelo menos 10 milhões de anos (o Homem existe na Terra desde há um milhão de anos)..."
Retirado de:

Para além do petróleo, o gás natural e o carvão são também recursos energéticos que não existem em todos os países do nosso planeta, o que faz com que certos países ficam altamente dependentes de outros a nível energético - Dependência Energética.
Ao importar estes recursos, ficam vulneráveis às oscilações de preços em momentos de crise energética, contribuindo negativamente para a balança comercial. Portugal é um exemplo claro desta situação...