quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


SEXTA ACTIVIDADE
Visita de Estudo ao aterro sanitário AMBISOUSA
e
Entrevista ao Engenheiro Nuno Alves
(18-02-2010)

Hoje, pelas 11h fomos visitar o aterro sanitário AMBISOUSA - Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, EIM, é uma empresa que exerce actualmente “… actividades complementares ou subsidiárias do tratamento de resíduos sólidos, …, na área geográfica do Vale do Sousa”. Para além disto utiliza o aterro sanitário como forma de extracção de biogás (gás produzido pela fermentação dos resíduos orgânicos depositados no aterro).
Durante este visita fomos acompanhados pelo Engenheiro das Energias Renováveis Nuno Alves (Director de Serviços da Empresa PA RESIDEL) que nos explicou o funcionamento deste aterro, nomeadamente como é feita a extracção de biogás para a produção de energia.
Para a extracção do biogás, durante a exploração do aterro, são perfurados poços/drenos nos resíduos depositados. O gás é depois enviado para uma central de produção de energia, sendo depois enviada directamente para a rede pública.
Uma vez que o metano é o principal componente do biogás, a produção deste vai permitir assim, a redução de emissão de gases poluentes para a atmosfera.
Este aterro funciona 24h por dia e permite a produção 554 kW/hora de energia, chegando esta a cerca de 1200 casas.
Em Portugal existem cerca de 38 aterros sanitários mas apenas 14 são utilizados para produção de energia.