quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010


QUINTA ACTIVIDADE
Entrevista ao Director de Área da EDP Produção - António Baptista
(10-02-2010)
A EDP disponibilizou hoje, um posto de atendimento aos amarantinos para esclarecimentos sobre a anunciada construção da Barragem de Fridão.
Este posto situou-se na Cozinha dos Frades, nos paços do concelho, com técnicos que contam com meios documentais para esclarecer dúvidas.
A população amarantina mostrou pouco interesse pois as únicas pessoas presentes nesta sessão éramos nós.
No momento em que a Barragem de Fridão foi a concurso público internacional a EDP ganhou a sua concessão, e a partir desse momento tem vindo a defender a sua construção.
Ora as razões pela qual defendem essa construção foram-nos muito bem explicadas por António Baptista, Director de Área da EDP Produção, ficamos a conhecer quais as vantagens desta construção mas nunca esquecendo as desvantagens que são muitas no seu entender. Benefícios como um aumento da limpeza do rio, melhoria das acessibilidades nas zonas envolventes, aproveitamento turístico da albufeira ou criação de postos de trabalho directos e indirectos foram enunciados por António Baptista. Para ele a maior preocupação são as pessoas cujas habitações ficarão submersas bem como a fauna e flora afectada.
Neste momento a EDP (após ter realizado o estudo de impacte ambiental) encontra-se a realizar a fase de consulta pública (que será concluida dia 15 deste mês) de modo a tentar substituir, compensar ou encontrar alternativas, com o acordo da população que poderá ser afectada, ou seja, minimizar os impactes negativos (por exemplo a pista de canoagem será afectada e a EDP propõe a sua deslocalização para um local se ainda se encontra em estudo em conjunto com os grupos interessados).
Este projecto é constituído por duas barragens e uma central de produção de energia. A barragem principal, junto da qual se localizará a central de produção de energia, ficará a 8 km de Amarante. A 4 km desta barragem, situar-se-á uma outra de menor dimensão somente com a função de garantir a regularização dos caudais turbinados a montante, nomeadamente nas proximidades de Amarante.
Após esta fase de consulta pública serão consideradas e apreciadas todas as exposições que especificamente se relacionem com este projecto sendo estas enviadas á Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que tem a função (decisão final) de aprovar ou reprovar o projecto.

FOTOS DA ACTIVIDADE: