segunda-feira, 4 de janeiro de 2010


PRIMEIRA ACTIVIDADE - Debate continuação


Encontram-se aqui os resultados do inquérito realizado no final do debate (26-10-09)



Aqueles que responderam ser a favor da construção de barragens, alegaram que assim a Dependência Energética Portuguesa diminuiria.


O único entrevistado que foi contra a construção de barragens, alegou consequências ambientais.







Aqueles que responderam ser da opinião que Portugal deveria postar na construção de barragens alegaram que o país é propicio e com potencial a este tipo de investimento; com a produção de energia diminuir a Dependência Energética Portuguesa e mencionaram a regularização dos caudais dos rios.


Os entrevistados que dizem ser da opinião que Portugal não deveria apostar na construção de barragens, argumentaram que Portugal deveria investir em estruturas que tragam vantagens a longo prazo, uma vez que com a construção de barragens levava a um elevado investimento que não seria benéfico assim como a degradação ambiental e a descaracterização da paisagem.




Aqueles que consideraram uma vantagem a intervenção do Homem no circuito natural da água no planeta alegaram a possibilidade de transformar água impotável em água potável; em certos casos controlar secas e cheias, a regularização dos caudais dos rios e uma melhor utilização dos Recursos Hídricos.


Aqueles que consideraram uma desvantagem a intervenção do Homem no circuito natural da água no planeta alegaram a poluição da água, recorrendo ao exemplo da descarga de lixo nos rios.





Os entrevistados apreciaram a iniciativa dizendo que foi uma iniciativa bem estruturada; uma forma original para abordar o problema em estudo; forneceu uma maior informação sobre o tema, originou interacção entre a turma; serviu para mostrar à turma o trabalho realizado pelo grupo; uma iniciativa interessante e actual e que fora importante a abordagem deste tipo de tema, na medida em que Portugal se encontra a passar por uma má fase.

FOTOS DO DEBATE: