sexta-feira, 13 de novembro de 2009


Estrutura e Funcionamento das Barragens


1 - Reservatório;
2 - Paredão da Barragem;
3 - Grelhas de Filtração;
4 - Canalização forçada;
5 - Turbina e Alternador;
6 - Turbina hidráulica;
7 - Eixo;
8 - Gerador Eléctrico;
9 - Transformadores;
10 - Linhas de transporte de energia eléctrica.




PRIMEIRA ACTIVIDADE - DEBATE

Como já mencionamos, este blog vem dar uma maior visibilidade ao projecto que neste momento estamos a desenvolver no âmbito da disciplina de Área De Projecto – A Dependência Energética Portuguesa. O nosso grupo realizou um debate como primeira actividade deste projecto sobre as vantagens e desvantagens na construção de Barragens. Esta actividade teve como principal objectivo dar a conhecer à turma este mesmo tema bem como aprofundarmos o nosso conhecimento sobre o mesmo. Este teve lugar na sala de aula, dividindo a turma em dois grupos, ficando dois de nós integrados em cada um dos grupos.


Ao longo do debate foram discutidos vários temas sobre o impacto das barragens:

1.
Impacto social;
2. Impacto económico;
3. Impacto ambiental;
4. Impacto regional.


1. Em relação ao impacto social, verificamos que, a nível das vantagens, esta construção permite uma maior visibilidade das áreas onde estas são construídas, tornando-as mais dinâmicas/atractivas e promovendo assim o turismo entre outras actividades relacionadas. A nível das desvantagens verificamos que, a construção de Barragens leva muitas vezes à ocupação de solos agrícolas, e que, em caso de desmoronamento, leva à deslocação de muitas populações bem como aumenta o consumo de água o que, leva novamente, à dependência do país.


2. Em relação ao impacto económico, o nosso grupo verificou que, a nível das vantagens, esta construção promove (como no caso do impacto social) o turismo destas mesmas áreas com diversas actividades como a pesca, o turismo balnear, a canoagem, o desenvolvimento dos locais onde estas são construídas bem como a diminuição da dependência energética, proporcionando a criação de postos de trabalho entre outras actividades. A nível das desvantagens, verificamos que, muitas das vezes, o investimento (que é elevado) não compensa as vantagens que traz e verificamos também que, embora estas proporcionem postos de trabalho às populações, este é de curto prazo, visto que termina após a construção da barragem.


3. Em relação ao impacto ambiental verificamos que permite a regularização dos caudais dos rios, porém esta intervenção (a nível de desvantagens) provoca uma intervenção negativa do Homem no ciclo da água, dando origem muitas vezes a vários fenómenos como a eutrofização, fazendo assim desaparecer muitas das espécies da fauna e flora que vivem nestes locais.


4. Em relação ao impacto regional, verificamos que, a nível de vantagens, desenvolve o turismo e visibilidade dos locais (como já referimos anteriormente) mas que, a nível de desvantagens, se mostra insuficiente para combater a perda do património destes locais e que, leva por vezes, á inundação destas localidades.




Concluímos o debate, abordando a questão da possível construção ou não da barragem na localidade de Fridão - Amarante. O grupo das vantagens mencionou que esta construção pode levar a uma maior independência energética, aumentando a produção de energia, para além disto criará emprego, levará a valorização da cidade e aposta no turismo. Por outro lado, o grupo das desvantagens refutou dizendo que esta construção pode originar a perda do património da cidade de Amarante, bem como irá destruir a fauna e flora existente nesta localidade; desta construção advém a formação de uma albufeira, fazendo com que as águas estejam sempre paradas, o que irá posteriormente criar microrganismos na água (eutrofização) o que diminuirá a quantidade de peixe existente e terminará o ciclo de vida dos mesmos, poluindo as águas, tornando a água do rio imprópria para consumo.