terça-feira, 19 de janeiro de 2010


Mau tempo faz subir os níveis d'água no rio Tâmega:

A protecção civil em Amarante mantém-se em estado de alerta, esta quarta-feira, face ao nível elevado do caudal do Tâmega, apesar da melhoria das últimas horas, disse à Lusa fonte autárquica: «Temos todos os meios sob prevenção, incluindo o nosso pessoal da câmara e dos Bombeiros de Amarante», afirmou Hélder Ferreira, vereador da Protecção Civil.

Nas últimas horas, o nível da água do Tâmega (o maior afluente do rio Douro), na cidade de Amarante, tem-se mantido próximo dos cinco metros, o que significa que está na iminência de atingir as caves das zonas ribeirinhas mais baixas do centro histórico.




O nível do Tâmega, junto à cidade, já esteve nos 3,70 metros, mas, entretanto, subiu para os 4,90, em resultado da precipitação que continua a cair na região.

«As informações que temos da meteorologia é que o tempo vai melhorar, o que nos faz acreditar que o pior já terá passado», disse Hélder Ferreira.

Para o vereador, há outro dado positivo, que passa pelo facto da Barragem do Torrão, alguns quilómetros a jusante de Amarante, estar ainda longe do limite da sua capacidade - está a cerca de 83 por cento.

fonte: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/mau-tempo-amarante-alerta-cheias-tamega-proteccao-civil/1113223-4071.html



O rio Tâmega galgou as margens hoje, em Chaves, inundando entre "50 a 60" centímetros um restaurante, junto à ponte romana, atingindo ainda uma habitação.
O responsável pela Protecção Civil municipal, Sílvio Sevivas, referiu que o caudal do Tâmega subiu 2,73 metros em relação ao leito normal do rio, entrando durante a madrugada num restaurante e numa habitação, na freguesia da Madalena.
Segundo o responsável, o restaurante encontrava-se fechado e só ao início da tarde é que o proprietário chegou ao local para avaliar os estragos.
Por causa da forte precipitação, a Protecção Civil foi ainda chamada para ajudar em duas outras habitações que ficaram inundadas.

fonte: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=85497



Recolha de informação sobre a possível construção da barragem em Fridão:

Feita a recolha de mais informação sobre a possível construção da barragem em Fridão, consideramos relevante dar a conhecer no nosso blog alguns dos parágrafos redigidos numa das edições do J.N. (Jornal de Notícias) na qual se fazia referência a este mesmo caso. Apresentaremos então novamente, alguns dos aspectos positivos e negativos resultantes desta possível construção.

Albufeira do Fridão cobrirá 108 edifícios

2009-12-25

A albufeira da futura barragem do Fridão vai inundar 817 hectares de terrenos em cinco concelhos. A água cobrirá 108 casas e anexos, instalações de duas empresas, nove praias fluviais e o parque de campismo de Mondim de Basto.

A construção da infra-estrutura no rio Tâmega, 4,7 quilómetros a montante da confluência com o rio Olô, deixará submersos 56 habitações e 52 edifícios anexos, apoios agrícolas e de armazenamento, uma serração, o parque e o armazém de uma empresa de transportes rodoviários e 45 locais de valor patrimonial, incluindo a ponte de Cavez (classificada como monumento nacional), a ponte romana de Vilar de Viando e a antiga ponte sobre o rio Cavez (ambas as travessias são imóveis de interesse público).





O estudo de impacto ambiental, elaborado pela EDP e pela Agri-Pro Ambiente com base no anteprojecto já concluído, indica que 71,5% da área inundável pela albufeira corresponde a solo florestal, onde predominam pinheiros e eucaliptos. Só 6% dos solos têm maior valor agrícola. A EDP, que construirá, ainda, as barragens de Alvito e da Foz do Tua, investirá 255 milhões de euros no aproveitamento hidroeléctrico do Fridão. O complexo fica a cerca de três quilómetros da cidade de Amarante e tem suscitado contestação política e popular.





Mais informações...

A principal barragem - designada barragem do Fridão - terá 97 metros de altura e 300 metros de largura. A quatro quilómetros, nascerá uma segunda barragem de menor dimensão. A "barragem de jusante" alcançará a altura de 30 metros e estende-se numa largura de 135 metros. O início da construção acontecerá em 2012 e o prazo da intervenção é de cinco anos. "No pico da obra, em 2014", estima-se que serão criados 1000 empregos directos.


fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Amarante&Option=Interior&content_id=1455432