Mau tempo faz subir os níveis d'água no rio Tâmega:
A protecção civil em Amarante mantém-se em estado de alerta, esta quarta-feira, face ao nível elevado do caudal do Tâmega, apesar da melhoria das últimas horas, disse à Lusa fonte autárquica: «Temos todos os meios sob prevenção, incluindo o nosso pessoal da câmara e dos Bombeiros de Amarante», afirmou Hélder Ferreira, vereador da Protecção Civil.
Nas últimas horas, o nível da água do Tâmega (o maior afluente do rio Douro), na cidade de Amarante, tem-se mantido próximo dos cinco metros, o que significa que está na iminência de atingir as caves das zonas ribeirinhas mais baixas do centro histórico.
O nível do Tâmega, junto à cidade, já esteve nos 3,70 metros, mas, entretanto, subiu para os 4,90, em resultado da precipitação que continua a cair na região.
«As informações que temos da meteorologia é que o tempo vai melhorar, o que nos faz acreditar que o pior já terá passado», disse Hélder Ferreira.
Para o vereador, há outro dado positivo, que passa pelo facto da Barragem do Torrão, alguns quilómetros a jusante de Amarante, estar ainda longe do limite da sua capacidade - está a cerca de 83 por cento.
fonte: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/mau-tempo-amarante-alerta-cheias-tamega-proteccao-civil/1113223-4071.html
O rio Tâmega galgou as margens hoje, em Chaves, inundando entre "50 a 60" centímetros um restaurante, junto à ponte romana, atingindo ainda uma habitação.
O responsável pela Protecção Civil municipal, Sílvio Sevivas, referiu que o caudal do Tâmega subiu 2,73 metros em relação ao leito normal do rio, entrando durante a madrugada num restaurante e numa habitação, na freguesia da Madalena.
Segundo o responsável, o restaurante encontrava-se fechado e só ao início da tarde é que o proprietário chegou ao local para avaliar os estragos.
Por causa da forte precipitação, a Protecção Civil foi ainda chamada para ajudar em duas outras habitações que ficaram inundadas.
fonte: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=85497